ATENDIMENTO VETERINÁRIO EM DOMICÍLIO

ATENDIMENTO VETERINÁRIO EM DOMICÍLIO
CEL: 992741208 E-MAIL: sandravcls@gmail.com

Pesquisar este blog

sábado, 5 de junho de 2010

CASTRAR PIT BULL NÃO É A SOLUÇÃO:

Projeto de lei em tramitação no Senado, que dispõe sobre a responsabilidade civil e penal dos proprietários e criadores de cães de guarda perigosos,proíbe a reprodução de cães da raça Pit Bull através da castração dos machos.
Não há base científica que alicerce essa proibição nem houve consulta alguma há médicos veterinários e zootecnistas dos conselhos nem dos institutos de pesquisa ou universidades.
Como bem lembra nosso colega Ricardo Miyasaka de Almeida, presidente do CRMV-DF, o projeto em tela "não tem fundamento científico e não fornece soluções p/ outros problemas relacionados ao assunto, como posse responsável e punição mais rigorosa aos proprietários irresponsáveis."
O colega tbm. destaca que qualquer cão de qualquer raça pode ocasionar ferimentos a terceiros e, portanto,não é exterminando uma raça que acabaremos com o problema de acidentes com cães,com o que concordo plenamente. outro argumento imbatível que o colega defende é que a orquiectomia( castração) dos Pit Bulls "não irá fazer com que a reprodução das linhagens mais ferozes tenha fim, uma vez que as fêmeas não serão castradas, assim como os maus proprietários direcionarão a reprodução das fêmeas com cães de outras raças de grande porte."
Uma das soluções propostas pelo colega,e que no meu entender,faz sentido, é permeitir exclusivamente a venda desses animais já castrados e por canis credenciados pela CBKC ou afins, de modo tal que só canis profissionais poderiam manter machos inteiros dessa raça o que possibilitaria a seleção de linhagens menos agressivas.
Não há dúvidade que grande part e dos cães da raça Pit Bull,que foram ou ainda são selecionados exatamente para serem ferozes,representam um perigo quando criados e conduzidos por pessoas irresponsáveis, o que acontece em diversas outras situações. Um carro dirigido por um irresponsável tbm. é perigoso p/ a população. Uma motocicleta ou mesmo uma bicicleta,tbm.. Mas nem por isso pode-se proibir a circulação desses veículos que devem,isto sim, ser conduzidos por pessoas responsáveis e em pleno uso e gozo das sua faculdades mentais ( editorial do CRMV-RJ por Romulo Spinelli/presidente do CRMV-RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário